quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aíííí galera!!! Finalmente chegamo no Tumbira!
Depois de umas voltinhas para comprar as últimas coisas que precisávamos para trazer para a "selva", lá saímos de Manaus. No ponto de partida tínhamos a "nossa" voadeira, num cenário muito estranho proporcionado pelo baixo nível do rio Negro nesta altura do ano...em seca extrema! Ahh...a voadeira não voa, desliza sobre o rio. É uma lancha rápida e aqui é um meio de transporte imprescindível! A tripulação era um habitante da comunidade e os passageiros, para além de nós, eram a Raquel (da ONG) e a Bianca (outra voluntária, de Buenos Aires).


A subida do rio é uma viagem "rápida" e leva apenas 1h30m... Na verdade, se a voadeira ficar com problemas na hélice leva mais tempo. A nossa levou cerca de duas horas e valeu cada segundo! É uma viagem fantástica, de tirar o fôlego de tanta natureza, tanto rio. O rio Negro é muito grande MESMO e a paisagem é uma mistura de selva fechada que só termina no areal que está sempre presente nas margens. Esta paisagem só não esteve presente no início da viagem, quando a largura do rio era tão grande que mais parecia mar alto!!

Já quase a chegar ao nosso destino, vimos o nosso primeiro animal na selva e sim, conseguimos capturar esta foto única!!Um cachorrinho a brincar à beira rio no meio de uma selva aparentemente deserta!!!

A chegada foi, apesar de já nos terem dito como era a comunidade, uma óptima surpresa!! Quando vimos na margem umas casinhas de madeira, marcando a paisagem, de forma totalmente enquadrada, com um toque quase de requinte inesperado... Era a "nossa" comunidade! Quando chegámos, encontrámos o Zé (ou o Portuga como é chamado por aqui) que como amigo de longa data da Ticha, recebeu-nos com um grande abraço!

Hoje foi Dia da Criança e na comunidade estavam dezenas de crianças, não só daqui como também das outras comunidades da reserva, com uma festa toda preparada para eles... Palhaços, brindes, jogos, cachorro quente... Tudo o que as crianças gostam! Nós tivemos direito a um almoço tipicamente brasileiro: carne, feijão, arroz, farofa... Muito bom e pudémos logo começar a conhecer a comunidade e os habitantes.

Depois de almoço fomos descansar um pouco, por a conversa em dia e após um café em casa do Roberto (o Presidente da comunidade), tive (Diogo) uma experiência única: "peladinha" descalço com os nativos, debaixo de uma chuvada tropical! Muito bom!

Ao mesmo tempo, eu (Ticha) passei o tempo com as crianças daqui, com umas brincadeiras rústicas e no meio da lama. Fui apanhar goiaba das árvores e ver a tartaruga gigante!!!Esta chegada soube muito bem mesmo e amanhã já começamos a trabalhar!

Aqui vos deixamos uma imagem do fim de tarde daqui e muitos beijinhos e abraços!

2 comentários:

  1. Olá maninho e cunhadinha.
    É bom receber tão boas notícias vossas.
    Continuem a aproveitar.

    Beijinhos grandes e um abraço do tamanho da distância que nos separa. lol

    ResponderEliminar
  2. MirArmando13/10/11, 14:47

    Olá aventureiros,
    Bom trabalho pelo o vosso blog! Apaixonante!
    Mandem mais novidades porque o enredo está a ser excelente.
    Continuem aproveitar esta experiência inolvidável.
    Logicamente estamos bem, porque vocês de certeza também estão.
    Beijinhos e...mais aventuras
    Mira e Armando

    ResponderEliminar