Temos estado tão ocupados (ou pelo menos quando há electricidade temos tanta coisa para preparar...) que tem sido difícil arranjar tempo para dar notícias!! Mas de forma alguma queremos deixar-vos de fora desta nossa aventura e, portanto, hoje escrevemos tudo tudinho dos últimos 3 dias!
No sábado ao pequeno-almoço conhecemos o papagaio de estimação do Roberto e família, o Juca, que fez as delícias do Diogo e... apavorou a Ticha! (Previsível, não?)
Aliás, os nossos encontros imediatos com bichos estranhos continua... apesar de ainda nenhuma onça ou cobra ou mesmo macaco ter dado o ar de sua graça!
Na biblioteca encontrámos uma borboleta, no mínimo sui generis...
E no vidro da porta de nossa casa uma vespa caçadeira (nome sugestivo, não??) construía tranquilamente um casulo para armazenar comida, num trabalho detalhado digno de ser observado!!
Quando a apanhamos fora, destruímos o casulo e limpámos o vidro... Depois é que foram elas!! Mais tarde quando voltou, a vespa (ou caba, como chamam por aqui!) ficou atarantadíssima dentro da nossa casa, sem ir embora! No dia seguinte, quando achávamos que estava resolvido... vem a Caba Chefe Chefona de todas!!! De fazer tremer de medo qualquer um!! (E não, não foi só a Ticha que ficou de mariquices!!!). Vejam só!
Passámos o sábado a preparar as restantes aulas do Diogo e apresentações que foram destinadas à Ticha para esta semana. Já tínhamos programado que ela apresentaria os temas de Nutrição, Primeiros Socorros e Educação Sexual que os alunos do Diogo têm andado a pesquisar, de forma a sensibilizar a população para estes 3 assuntos importantes por aqui. Para acrescentar, as professoras aqui da comunidade pediram-lhe para dar uma aula sobre a água, a sua importância e processo de tratamento. Por isso, sempre que o gerador era ligado por um bocadinho, corríamos para a sala de computadores: a Ticha faz os slides e o Diogo formata-os, dando-lhes um "ar muito apetecível"!!
Nas restantes horas, dormimos, lemos e namorámos muito! O Diogo fez o almoço que nos soube pela vida, com bifes (do mais saudável que temos comido aqui!) e arroz de manteiga, e a Ticha preparou uma grande salada de legumes cozidos com palmito!! De sobremesa tivemos um grande bónus: chocolates da Garoto que o Tobias, um brasileiro amigo do Zé e da Bianca que já tinha estado em Tumbira como voluntário e veio visitar, trouxe de presente! Ao lanche, a Bianca cozinhou um doce de maçã e aveia, receita da família dela, que também nos adoçou o sábado e que comemos com esta vista incrível!
Domingo acordámos cheios de vontade de explorar e aproveitar o sol! Quase toda a gente da comunidade estava fora! No final da manhã recrutámos a Geovana, filha do Roberto, para ir fazer connosco o passeio pela trilha da mata.
E que maravilha!! No auge dos seus 12 anos mostrou-nos imensas árvores diferentes, chamou-nos a atenção para animaizinhos que se cruzavam connosco e contou-nos como prepararam a trilha! Incrível como as crianças de 12 anos daqui sabem tanta tanta coisa!
Vimos árvores tão diferentes e mágicas!
O resto de Domingo aproveitámos para trabalhar... Temos conseguido conjugar muito bem este nosso voluntariado com turismo!
Às 5h40 da madrugada de 2ª feira, a Ticha levantou-se para ir buscar outro cobertor e um casaco, porque tiritava de frio (ok, não estava assim tanto, mas 20°C já dá para ela sofrer!)... e deparou-se com o Diogo já acordado, a tirar fotografias àquele nascer-do-sol deslumbrante!
Como acontece quase sempre por aqui, não sabíamos como ía ser o dia, se trabalhávamos ou não, porque sendo feriado em Manaus (e apesar de Tumbira não fazer parte...) já nos tinham dito que quase toda a gente fazia feriado. E assim foi: não haveria "ambulancha" para a visita médica e não haveria todas as aulas porque muitos dos alunos não teriam transporte...
Assim, aproveitámos que o Prof. "Passarinho" ía a outra comunidade buscar material para a horta, para apanhar boleia e dar uma volta de "rabeta" (o barquinho a motor que serve de transporte aqui).
Acabámos por ser "largados" só os 2 numa praia deserta!!!
Lindo! De sonho! Indescritível, inesquecível e tão romântico!! Areia branca, o enorme e calmo Rio Negro, só vegetação à volta!!
Passadas uma horinhas os nossos companheiros de viagem voltaram, carregadinhos de mangas e côcos!
Mergulhados dentro de água, enchemo-nos de mangas que íamos tirando do barco! Foi mesmo a cereja em cima do bolo!
Depois de uns mergulhos, voltámos para Tumbira, com um enorme bronze (ou escaldão...) e o entusiasmo de mais uma grande experiência na Amazónia!
Contra todas as probabilidades e relatos históricos fidedignos, as aulas do Diogo estiveram cheias no feriado!!! Só os alunos que não tiveram mesmo transporte é que não vieram!!
E agora estamos então de novo entregues a aulas e apresentações! Amanhã é dia de entregar diplomas e dar palestras!!
Hoje queremos enviar um beijinho MUITO especial de PARABÉNS ao Rodrigo, do padrinho e da Patrícia!
A todos os outros, uns também especiais beijinhos e abraços!
Sem comentários:
Enviar um comentário