segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oi atrasado!!
Temos estado tão ocupados (ou pelo menos quando há electricidade temos tanta coisa para preparar...) que tem sido difícil arranjar tempo para dar notícias!! Mas de forma alguma queremos deixar-vos de fora desta nossa aventura e, portanto, hoje escrevemos tudo tudinho dos últimos 3 dias!
No sábado ao pequeno-almoço conhecemos o papagaio de estimação do Roberto e família, o Juca, que fez as delícias do Diogo e... apavorou a Ticha! (Previsível, não?)


Aliás, os nossos encontros imediatos com bichos estranhos continua... apesar de ainda nenhuma onça ou cobra ou mesmo macaco ter dado o ar de sua graça!
Na biblioteca encontrámos uma borboleta, no mínimo sui generis...


E no vidro da porta de nossa casa uma vespa caçadeira (nome sugestivo, não??) construía tranquilamente um casulo para armazenar comida, num trabalho detalhado digno de ser observado!!


Quando a apanhamos fora, destruímos o casulo e limpámos o vidro... Depois é que foram elas!! Mais tarde quando voltou, a vespa (ou caba, como chamam por aqui!) ficou atarantadíssima dentro da nossa casa, sem ir embora! No dia seguinte, quando achávamos que estava resolvido... vem a Caba Chefe Chefona de todas!!! De fazer tremer de medo qualquer um!! (E não, não foi só a Ticha que ficou de mariquices!!!). Vejam só!


Passámos o sábado a preparar as restantes aulas do Diogo e apresentações que foram destinadas à Ticha para esta semana. Já tínhamos programado que ela apresentaria os temas de Nutrição, Primeiros Socorros e Educação Sexual que os alunos do Diogo têm andado a pesquisar, de forma a sensibilizar a população para estes 3 assuntos importantes por aqui. Para acrescentar, as professoras aqui da comunidade pediram-lhe para dar uma aula sobre a água, a sua importância e processo de tratamento. Por isso, sempre que o gerador era ligado por um bocadinho, corríamos para a sala de computadores: a Ticha faz os slides e o Diogo formata-os, dando-lhes um "ar muito apetecível"!!
Nas restantes horas, dormimos, lemos e namorámos muito! O Diogo fez o almoço que nos soube pela vida, com bifes (do mais saudável que temos comido aqui!) e arroz de manteiga, e a Ticha preparou uma grande salada de legumes cozidos com palmito!! De sobremesa tivemos um grande bónus: chocolates da Garoto que o Tobias, um brasileiro amigo do Zé e da Bianca que já tinha estado em Tumbira como voluntário e veio visitar, trouxe de presente! Ao lanche, a Bianca cozinhou um doce de maçã e aveia, receita da família dela, que também nos adoçou o sábado e que comemos com esta vista incrível!


Domingo acordámos cheios de vontade de explorar e aproveitar o sol! Quase toda a gente da comunidade estava fora! No final da manhã recrutámos a Geovana, filha do Roberto, para ir fazer connosco o passeio pela trilha da mata.



E que maravilha!! No auge dos seus 12 anos mostrou-nos imensas árvores diferentes, chamou-nos a atenção para animaizinhos que se cruzavam connosco e contou-nos como prepararam a trilha! Incrível como as crianças de 12 anos daqui sabem tanta tanta coisa!


Vimos árvores tão diferentes e mágicas!


O resto de Domingo aproveitámos para trabalhar... Temos conseguido conjugar muito bem este nosso voluntariado com turismo!

Às 5h40 da madrugada de 2ª feira, a Ticha levantou-se para ir buscar outro cobertor e um casaco, porque tiritava de frio (ok, não estava assim tanto, mas 20°C já dá para ela sofrer!)... e deparou-se com o Diogo já acordado, a tirar fotografias àquele nascer-do-sol deslumbrante!


Como acontece quase sempre por aqui, não sabíamos como ía ser o dia, se trabalhávamos ou não, porque sendo feriado em Manaus (e apesar de Tumbira não fazer parte...) já nos tinham dito que quase toda a gente fazia feriado. E assim foi: não haveria "ambulancha" para a visita médica e não haveria todas as aulas porque muitos dos alunos não teriam transporte...
Assim, aproveitámos que o Prof. "Passarinho" ía a outra comunidade buscar material para a horta, para apanhar boleia e dar uma volta de "rabeta" (o barquinho a motor que serve de transporte aqui).
Acabámos por ser "largados" só os 2 numa praia deserta!!!


Lindo! De sonho! Indescritível, inesquecível e tão romântico!! Areia branca, o enorme e calmo Rio Negro, só vegetação à volta!!
Passadas uma horinhas os nossos companheiros de viagem voltaram, carregadinhos de mangas e côcos!


Mergulhados dentro de água, enchemo-nos de mangas que íamos tirando do barco! Foi mesmo a cereja em cima do bolo!


Depois de uns mergulhos, voltámos para Tumbira, com um enorme bronze (ou escaldão...) e o entusiasmo de mais uma grande experiência na Amazónia!


Contra todas as probabilidades e relatos históricos fidedignos, as aulas do Diogo estiveram cheias no feriado!!! Só os alunos que não tiveram mesmo transporte é que não vieram!!
E agora estamos então de novo entregues a aulas e apresentações! Amanhã é dia de entregar diplomas e dar palestras!!

Hoje queremos enviar um beijinho MUITO especial de PARABÉNS ao Rodrigo, do padrinho e da Patrícia!

A todos os outros, uns também especiais beijinhos e abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário