sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alô!!! Estamos de volta!! Na verdade, estamos literalmente de volta a Tumbira, porque passamos fora a noite!...
Ontem acordámos às 7h (a hora normal de acordar aqui, até porque o sol nasce às 6h...) com uma vista que...bem...não há palavras!



Durante toda a manhã estivemos livres porque vários dos habitantes de Tumbira estavam em reunião com elementos da FAS (Fundação Amazonas Sustentável, a ONG com quem viemos colaborar). Nessas horas ajudámos o Zé na sua obra; bom, na verdade o Diogo ajudou o Zé a carregar a madeira da marcenaria para a obra e a Ticha...tirou fotos... ah! e foi buscar água!! A essa hora estavam uns...30°C e os meninos suavam sem parar!!

Além disso, estivemos muito tempo a admirar a paisagem incrível que nos rodeia aqui na comunidade!
Perto da hora do almoço terminou a reunião e foi-nos dado a conhecer o veredicto: o Diogo começaria as aulas na semana seguinte, dando 3 turnos por dia (muita gente a querer saber de computadores aqui!!!); a Ticha e o Diogo teriam ambos que preparar palestras nas suas respectivas áreas para dar a todos os habitantes da comunidade; e... a Ticha sairia nessa mesma tarde para ir atender outra comunidade e passaria lá a noite!! Foi instantânea a nossa solicitação em coro para o Diogo também ir... e foi rapidamente consentido!!
Almoçámos: carne, arroz, feijão, massa (sim, arroz com massa em quase todas as refeições!!...) e farinha de mandioca!! Mas antes pudémos provar uma iguaria estranhamente saborosa: tartaruga! Com direito a ser servida na carapaça da própria!!! Sim foi estranho... mas soube bem!

Depois do almoço tivemos uma reunião pelo Skype com o presidente da FAS (Prof Virgílio Maurício Viana), para nos dar as boas-vindas, para nós definirmos os nossos objectivos aqui e meios de actuação, e também para nos dar algumas sugestões de acções formativas por aqui e nos transmitir expectativas da FAS em relação à nossa vinda. Foi óptimo trocar ideias com ele e saber que estão entusiasmados com a nossa vinda e com o contributo que pretendemos dar!
Perto das 16h30 partiu, então, de Tumbira a equipa de trabalho rumo a Terra Preta: Jorge (o comandante da "ambulancha", o meio de transporte desta equipa de saúde), a Maria Augusta (a técnica de enfermagem de Tumbira, que está a trabalhar directamente com a Ticha), a Bianca (a nossa companheira voluntária argentina, que trabalha com as crianças pequenas na escola, mas como não tinha trabalho veio ajudar-nos e fazer-nos companhia!), o Diogo e a Ticha.

No caminho para lá, e porque além de voluntários somos os 3 turistas, o Jorge parou na Praia do Meio para darmos um mergulho e... ficámos embasbacados com o paraíso à nossa frente!! Mergulhámos num "enorme chá preto"! O rio Negro muito escuro e quente!! MARAVILHA!!!

Depois demos um passeio a pé pelo areal branco, com a selva logo atrás... incrível!

Fomos presenteados com um fantástico espectáculo de peixes: de repente, quando nada fazia prever, uma dúzia de peixes saltaram sincronizadamente, formando uma chuva prateada linda!! Andámos um bom bocado! Nós os dois demos uns beijinhos naquela imagem do paraíso!!!! Muito bom!!!


Depois partimos mesmo para Terra Preta! Quando chegámos o Jorge informou (sim, aqui usam-se as casas uns dos outros assim...) o Zé Roberto, chefe da comunidade de Terra Preta, que nós íamos jantar e dormir na casa dele! Nós levámos de Tumbira uma arca com linguiça e arroz e lá preparámos o nosso jantar! Na nossa mochila cada um de nós tinha uma rede, o colchão preferido por aqui: é desdobrar, pendurar em duas pontas opostas e dormir!!
Terra Preta é bem diferente de Tumbira: estava sem combustível para o gerador e portanto...não tivemos electricidade, não tem chuveiro nem qualquer água canalizada, as casas são mais precárias e as condições de vida mais difíceis... Assim, sem luz e porque o sol se põe às 18h, às 20h estava noite cerrada, deitámo-nos na rede só por um minuto e...dormimos até ao dia seguinte!! Que é como quem diz, 6h da manhã, porque estávamos a dormir em redes no terraço da casa e portanto a essa hora o sol nasceu, os galos cantaram em coro, os pássaros não deram descanso!! Tomámos um banho no rio (sim...de champô e gel de banho) e começou "o nosso primeiro dia de trabalho".


A comunidade de Terra Preta estende-se ao longo de mais de 2km, sempre junto à praia e nosso trabalho foi ir de casa em casa preencher os dados gerais e de saúde de cada família nuclear.


A caminhada ganhou contornos de travessia do deserto quando ficámos sem água debaixo de um calor verdadeiramente ABRASADOR mas que não nos demoveu da nossa tarefa. O contacto com a população foi desafiante: famílias com vários elementos que já deixaram a comunidade, falta de conhecimento acerca da própria família (sim...aqui é comum os próprios pais não saberem a idade de todos os filhos, por exemplo), falta de confiança nos médicos e na medicina em geral... E assim se passou rapidamente um dia que foi cansativo, principalmente pelo lado psicológico, mas também muito gratificante. Na Amazónia, a natureza dá muito (comida e abrigo) mas também tira de uma forma, por vezes, avassaladora: aqui, em qualquer acidente, a ajuda chega muitas vezes tarde demais!

Despedimo-nos da família do Zé Roberto, nomeadamente a Prieta (a Técnica de Enfermagem da Terra Preta) e a sua filha LINDA que nos acompanharam o dia todo e fizémo-nos ao rio.


O tempo estava a fechar, ao longe já se via uma tempestade, mas mesmo assim o nosso comandante, o Jorge, confiou o barco e a tripulação às mãos do Diogo!


Correu bem e estamos aqui...a AMAR esta experiência ÚNICA!!!

Beijinhos e abraços

1 comentário:

  1. MirArmando15/10/11, 04:38

    Ver as fotos e ler nas palavras as vossas experiências e emoções, faz saltar as lágrimas nos olhos! É tudo tão intenso e naturalmente belo, que o nosso coração fica aos "saltos"!
    Continuem a descobrir e...a mostrar as vossas descobertas.
    Beijinhos com toda a energia do mundo.
    MirArmando

    ResponderEliminar