sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Boa tarde!!!
Temos estado ocupados e sobretudo... os computadores estão sempre ocupados por alunos do Diogo!!
Ontem passámos o primeiro dia longe um do outro, cada um no seu "trabalho", num dia muito preenchido para ambos...
A Ticha começou as consultas às 7h30 da manhã!! Sim, porque aqui ninguém quer ir ao médico na maior parte do tempo, mas quando se resolve que todas as crianças da escolinha primária devem ser observadas... o horário escolhido é 7h30 da manhã!!! E assim foi, porque "clientes" destes não se recusa nunca! Pesar, medir, auscultar, observar gargantas e explicar a uns 15 "mirins" a importância de escovar os dentes!!
A seguir visitámos a casa do Roberto, onde se encontrava um estranho "convidado": um besouro gigante que foi "capturado", de carapaça enorme, dura e muito escura, com antenas e patas agitadas, mais parecia um robot!! Mais uma vez tínhamos uma Ticha horrorizada e um Diogo deslumbrado!!


Depois do desabafo do último post...e quando já nem o esperávamos... apareceu o Jorge com a lancha para a Ticha ir visitar outra comunidade e a Augusta, a técnica de enfermagem, desta vez também estava a postos!! Todas as condições necessárias, então... rumo a Camará!! O Diogo teve que ficar para dar as 8 (uff!!) aulas marcadas...
A viagem para Camará não demora mais de uns 30 minutos e, correndo o risco de ser repetitiva, é de bradar aos céus tanta maravilha natural junta!!! O rio e a floresta de perder de vista, acabam-se num céu maravilhoso!!


Chegámos a Camará, munidos de estetoscópio (cor-de-rosa, já se sabe...), malinha dos medicamentos e esfingmomanómetro, a pasta dos inquéritos socioepidemiológicos e... frango fresco e arroz para cozinharmos em alguma cozinha emprestada... Começámos a nossa visita de casa em casa e deparámo-nos com a ausência de muita gente que estava a trabalhar na "roça"... Visitámos casas muito pitorescas, conhecemos famílias super simpáticas e assistimos crianças que não vou esquecer: alegres e sorridentes com o que nos poderia parecer tão pouco, afectivas e tão entusiasmadas nas suas brincadeiras em cima das árvores, a rebolar no chão e a sair de casa pela janela!!


Perto da hora do almoço, uma família que visitámos convidou-nos para almoçar peixe e, antes que alguém recusasse, a Ticha apressou-se a aceitar o convite!! Conhecem os seus fracos hábitos carnívoros... e peixe, legumes e fruta não têm feito parte da nossa dieta diária... portanto ela estava escandalosamente a babar-se por aquele peixe!! As mulheres estavam a preparar o peixe acabado de pescar, enquanto o chefe da família estava sentado no cimo de uma árvore junto delas... cena inesquecível!
Almoçámos numa mesa fora da casa, protegidos pela sombra de uma enorme árvore, com as galinhas a roçarem-nos nas pernas (estão a imaginar o pânico da Ticha, certo????). Cada um foi servido de um lindo peixe grelhado e... uma colher de sopa!!! A Ticha ficou a observar todos os outros para descobrir como ia arranjar o peixe só com aquela colher, tentou desajeitademente imitá-los e perante a sua tosquice... a dona da casa pegou no peixe e desfê-lo com as mãos até separar todas as espinhas para "a médica de serviço"! A seguir... a Ticha esqueceu todos os seus hábitos de esterilização e... comeu com enorme satisfação o peixe delicioso, o arroz e até o caldo que tinham preparado!! Hum, de chorar por mais!!
E antes de nos despedirmos, a Ticha tem uma ideia espectacular: trocar o frango que tinham levado para o almoço (e que vale muito por aqui!) por um maravilhoso peixe enorme que lá tinham!! Negócio aceite para grande felicidade de ambas as partes!!
A seguir continuámos a nossa missão. Enquanto estamos a prestar um serviço a estas comunidades, vemos e aprendemos tanta coisa que nos é totalmente desconhecido!
A maioria das famílias destas comunidades produz farinha a partir da mandioca, através de um elaborado processo que uma das senhoras que visitámos, a D. Valquíria, aceitou explicar tudinho à curiosa Ticha.


Outra família que visitámos estava a construir a 2ª "fossa séptica" de toda a comunidade e vimos mãe, pai e 2 miúdos pequenos empenhadíssimos nesta contrução! A realidade por aqui é, muitas vezes, o mato como casa-de-banho; algumas casas mais sofisticadas têm casa-de-banho fora da casa, que descarrega para um buraco a céu aberto (chamado de "fossa negra") ou já um buraco muito fundo e tapado com terra (que chamam de "fossa séptica").


A última "casa" que visitámos em Camará foi um barco onde viviam 2 famílias. Aproximámo-nos com a nossa lancha e... salta médica, técnica e comandante para o grande barco!! Muito divertido! As 2 famílias tinham 4 meninas no total que brincavam entusiasticamente, enquanto as 2 mães lavavam loiça e roupa no rio sentadas na popa e os 2 pais faziam carpintaria dentro do barco! Uma das meninas pequenas tinha Trissomia 21e fiquei impressionada com o carinho e dedicação do pai com ela e como ela era incrivelmente bem-tratada e feliz! Uma grande lição!!


De seguida visitámos algumas casas isoladas. Para cada uma delas, parávamos a lancha e andávamos um bom caminho até encontrar a família que procurávamos. Numa delas vivia um casal de avós com 3 netos, que quando chegámos jogavam à bola (que, na verdade, era um saco de milho cheio!). Dentro da casa os avós receberam-nos com a enorme hospitalidade do costume, acompanhados de um pássaro semelhante a um corvo, que a Ticha teve que enfrentar!


Fizemos o inquérito, observámos as crianças e demos algumas recomendações. O dono da casa quis mostrar-nos as suas riquezas: um enorme grupo de galinhas e perús (sim, desta vez a Ticha não aguentou e fugiu a 7 pés!) e uma árvore recheada de cajús!!
A Ticha pediu um cajú a 1 dos miúdos e... os 3 subiram na árvores empenhadíssimos e... deram-lhe um saco cheio de cajús e abacate! Que delícia!!

O céu começou a cobrir-se de nuvens escuras e o nosso comandante apressou-nos para regressarmos a Tumbira!


Na volta, enquanto o Jorge cobria a lancha dos lados por causa do vento e chuvinha que já caía, deixou a Ticha a conduzir a lancha!! Que sensação conduzir naquele imenso rio, que naquela altura estava picado e com bastante corrente!!


A Ticha chegou a Tumbira carregadinha com o peixe, a fruta e... montes de saudades do Diogo!!!
O Diogo estava a dar aula. Neste dia esteve a ensinar os alunos a fazer pesquisa no Google para encontrarem as respostas do questionário de Nutrição, Primeiros-Socorros ou Educação Sexual para o relatório que têm de elaborar! Complicado mecanizar esses passos, mas o professor é paciente e os alunos estão ávidos de aprender!


À noite, jantámos em casa do Roberto... o peixe que a Ticha negociou!! Fez-se peixe frito e caldeirada e tudo se deliciou! Éramos 12 e ainda sobrou imenso!!
Hoje acordámos, como vem sendo hábito, às 6h da manhã, com os pássaros e os galos a anunciarem efusivamente o começo de um novo dia!! Hum...... que vontade de calar-lhes o bico!!
O Diogo tinha combinado com o Zé e o Roberto irem ao meio do mato buscar madeira para a construção do Zé. Claro que a Ticha não quis ficar para trás e... colou-se a esta actividade, tipicamente masculina por aqui!! Logo depois do pequeno-almoço partiu, então, a excursão! O Roberto foi-nos explicando curiosidades das árvores, enquanto a Ticha e o Diogo se maravilhavam com aquele cenário incrível: a floresta cerrada, árvores altíssimas, todos os tons de verde à nossa volta!!


Quando estávamos no meio do mato começou a chover, cada vez com mais intensidade! Na volta, O Diogo e Zé vinham carregadíssimos com as tábuas de madeira enquanto a Ticha... contribuía a tirar fotografias!!



O tempo ficou totalmente encoberto e portanto suspende-se aulas, visita da médica a outras comunidades, todo o trabalho e ninguém sai de casa! Ou pelo menos é o que costuma acontecer... Mas vimos chegar uma lancha em baixo da chuva, cheia de plásticos à volta para proteger os passageiros. E porquê?? Porque as aulas de informática não duram para sempre e ninguém quer perder!!! Incrível!



Como com a chuva na selva os animais calam-se... a Ticha aproveitou para dormir toda a manhã!!
À tarde continuaram as aulas do Diogo e a Ticha também esteve bastante ocupada! Finalmente ganhou a confiança dos habitantes de Tumbira e no Posto Médico apareceu o chefe da comunidade e a sua família, bem como outros comunitários para serem observados! Vence a persistência!!
O resto do dia passámos a dar as aulas e a aproveitar o descanso que a selva nos permite...
Beijinhos e abraços!!

Sem comentários:

Enviar um comentário