quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alô!!!
Desde que colocámos o último post que andamos numa luta contra o tempo para ter as aulas do Diogo prontas, tendo em conta que só há electricidade por períodos e a internet... anda devagar devagarinho!!
Na noite em que colocámos o último post chuviscava à hora de jantar e acalmou quando nos fomos deitar. Preparámos mais uma noite a nossa rede ao luar... mas uma mantinha não chegou...nem duas!! A selva Amazónica proporcionou-nos a 1ª noite de frio à séria, com direito a tiritar por várias horas!!
Ontem passámos o dia em Tumbira a tratar das aulas nas horas que havia electricidade... e a dormir uma sesta maravilhosa agarradinhos na rede nas horas de calor da tarde em que pára o gerador!!


Hoje o Diogo começou as aulas: 3 de manhã, 3 á tarde e 2 à noite... Cerca de 10 alunos cada! Uff!!!! A Ticha assumiu o papel de assistente... A ideia é ensinar as pessoas daqui a editar texto, pesquisar na internet e elaborar o relatório de um projecto. Para tornar ainda mais útil essa pesquisa, decidimos elaborar um trabalho de saúde, desenvolvendo 3 temas críticos por aqui: nutrição, primeiros-socorros e educação sexual. Porquê temas críticos?? Bom, "Nutrição" porque, apesar do rio e terra maravilhosos que tem Tumbira, a dieta é muito rica em lípidos, demasiado preenchida de hidratos de carbono e com preferência para linguiça e salsicha em vez do peixe... resultando em vários casos de desequilíbrio nutricional! "Primeiros-socorros" é um tema de grande utilidade aqui, dada a carência de assistência médica e os vários factores precipitantes de (pequenos) acidentes, como picada de cobra, excesso e calor e feridas frequentes. "Educação sexual" foi tema a abordar a "pedido de muitas famílias" por haver muitos adolescentes nas comunidades e várias mães jovens.


A Ticha fez uns slides em powerpoint com perguntas de cada tema e o Diogo pré-elaborou o relatório que vão ter de completar.
A maioria das pessoas nunca tinha ligado um computador! Portanto... 1º exercício: escrever o nome no paint, para aprender a dominar o "rato". Grande desafio!! Superado!! Depois o Diogo continuou a explicar devagar o Word, o PowerPoint e o Google e ao mesmo tempo ía ajudando cada dupla de alunos a seleccionar as opções pretendidas, enquanto a Ticha ajudava outros.


As 2 primeiras turmas da manhã foram alunos da escola e desses já vários recorreram ao computador para........... redes sociais!! (Pois, o facebook também é rei na Amazonia!!) Mas Word? Pesquisa no Google?? Nunca... Na 3ª aula da manhã recebemos os mini-comunitários! Alunos entre os 6 e os 9 anos que nunca tinham estado perto de um computador! Desenhos no paint, com direito a todas as cores e figuras! Muito entusiasmante a rapidez com que ganham intimidade com o computador!
Os alunos da tarde são crianças e adultos de outras comunidades, que durante esta semana vão deslocar-se propositadamente a Tumbira para assistir às aulas do prof Diogo Portuga!! E o sucesso tem sido tal que comunitários que não vinham aqui há anos, apareceram para a aula! À noite virão os adultos que estudam aqui em Tumbira nas aulas da noite.
Ainda não vos falámos das aulas aqui em Tumbira! Sendo uma comunidade no meio da Amazónia e relativamente pequena... não era viável ter professores das várias disciplinas e dos vários anos... Assim, os 5 professores residentes daqui são a Jamille (professora da primária), Izolena, Inês, Iolanda (que dão aulas de várias disciplinas e dos vários anos) e o "Passarinho" (professor de jardinagem). Mas como em algumas disciplinas é preciso professores mais específicos... muitas das aulas aqui são transmitidas diariamente por Videoconferência com professores de Manaus, numa grande tela na sala de aula!! O avanço tecnológico no meio da Amazónia!!
Quanto à Ticha... não foi visitar a comunidade que estava programada e também tem sido difícil observar as pessoas por aqui... Para ir a Camará, um dia não havia técnica de enfermagem... e a Ticha disse que ía na mesma com o Diogo... mas depois faltou a lancha... e a nado é que não dá!! E desde 2ª feira falta sempre alguma coisa... Quanto às pessoas de Tumbira, são muito sorridentes, simpáticos e hospitaleiros, adoram conversar connosco! Mas médico?? Não, obrigado!! Andamos nós e as professoras a TENTAR convencer as pessoas a aproveitarem a estadia de um médico voluntário na comunidade! Nunca tiveram uma consulta de rotina e a grande maioria não tem qualquer registo médico em lado nenhum! A política é ir ao médico (ou de preferência à técnica de enfermagem mais próxima!!) só quando se tem mesmo alguma queixa! Temos tentado transmitir a ideia de prevenção, avaliações de rotina e a importância de haver um registo médico... mas é difícil mudar mentalidades em 2 semanas... e sente-se uma enorme resistência à mudança!
A casa de artesanato do Zé lá continua a crescer, com alguns obstáculos a serem ultrapassados passo-a-passo e a grande inauguração a aproximar-se: dia 5 de Novembro com a vinda da Bradesco a Tumbira!

Depois do sapo de há uns posts atrás, temos hoje outro intruso para vos apresentar... Um aventureiro morcego que entrou na biblioteca ontem à tarde para desespero da Ticha e entusiasmo do Diogo! E ontem ninguém conseguiu tirá-lo de lá, mas calculámos que durante a noite saísse. Hoje na 1ª aula a Ticha sentiu umas gotas caírem-lhe em cima vindas do tecto...mas nem esteve a chover!! e... voilà!! era baba do morcego que dormia mesmo por cima do lugar dela (vá, não quero nem pensar que era urina!! se bem que o Diogo diz que é repelente e os mosquitos estão a devorar-nos!!Blergggggg)...


A cada dia que começa voltamos a deslumbrar-nos com a paisagem à volta! Apesar das dificuldades e de pequenas coisas que sentimos (MUITA) falta do nosso dia-a-dia... Tumbira é mesmo um resort de luxo!! Beijinhos e abraços!!

2 comentários:

  1. MirArmando21/10/11, 03:22

    As sensações novas continuam.Merecem pelo vosso atrevimento. E o cansaço já começa aparecer?! É natural!
    Cá estamos à vossa espera, quando quiserem... apareçam.
    Recebeste o mail da Mónica Machado? Ela quer entrar em contacto contigo com urgência.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Simons!! enviei um comentário q n aparece aqui... mas basicamente o q queria dizer é q tenho seguido "religiosamente" o vosso blog e estou super curiosa de vos ouvir falar desta experiência e cheiaaaaa de vontade de partir tb já amanha... Vou querer saber mais pormenores da actividade da patricia :) fotos e tal, n tem? como eram as consultas? rastreios? enfim...entretanto já devem estar quase de partida, mas checka aí se não estariam interessados em receber mais médicos para o próximo ano!! Beijola para os dois*

    ResponderEliminar